Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Hipertensão: Cortar sal pode tratar pressão alta resistente a remédios

Folha de S. Paulo

Pessoas que não conseguem controlar a pressão alta mesmo tomando vários medicamentos provavelmente estão consumindo sal em excesso. A conclusão é de um estudo publicado no periódico "Hypertension".
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, constataram que pacientes com a chamada hipertensão resistente conseguiram controlar a pressão reduzindo a ingestão de sal.
No estudo, os cientistas acompanharam 12 pessoas com hipertensão resistente que alternaram dietas com altas (5,7 g) e baixas (1,15 g) quantidades diárias de sódio durante uma semana cada uma, com duas semanas de intervalo entre elas.

Os pacientes tinham, em média, uma pressão sistólica de 145,8 milímetros de mercúrio (a medida utilizada para medir a pressão) e a diastólica, de 83,9. Todos usavam mais de três medicamentos para controlar a pressão.
Com a baixa ingestão de sódio, a pressão ficou dentro dos níveis normais.
Segundo a OMS, a ingestão diária de sal não deve passar de cinco gramas. No Brasil, a média chega a 12.
"Além de reduzir o sal ao preparar os alimentos, é preciso prestar atenção aos produtos industrializados, como enlatados e molhos prontos", diz o cardiologista Marcus Malachias, diretor clínico do Instituto de Hipertensão Arterial de Minas Gerais.

Sair da versão mobile