Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Homeopáticos da francesa Boiron chegam à Drogaria São Paulo

Brasil Econômico

O laboratório francês de medicamentos homeopáticos Boiron, um dos maiores do mundo, acaba de fechar uma parceria com a Drogaria São Paulo, como parte da estratégia de levar seus produtos para o maior número de pontos de venda. No Brasil desde o segundo semestre de 2009, o Boiron quer triplicar suas vendas e fazer do país a ponta de lança para expandir para toda a América Latina.

“O mercado está mais maduro e os produtos começam a disputar espaço nas prateleiras de farmácias e drogarias com os outros medicamentos”, afirma Ricardo Ferreira, diretor do Boiron no Brasil. Ele explica que historicamente, no Brasil os medicamentos homeopáticos costumam ser comercializados em sua maior parte em pontos de venda especializados.

É diferente de outras culturas, em que eles são considerados no mesmo patamar que outros tipos de remédios, como mais uma opção de tratamento seguro dentro de um arsenal terapêutico. “Nos últimos anos, isso também está acontecendo por aqui, o que representa um enorme potencial de mercado”, calcula o diretor do Boiron.

O Boiron está há apenas dois anos no Brasil. Ferreira diz que o mercado nacional ainda representa algo como 5% do faturamento
total do laboratório francês — da ordem de 540 Euros milhões (R$ 1,29 bilhão) em 2011, uma alta de 1,8% em relação ao ano passado.

“Se formos falar em faturamento no país, estamos ainda no início”, admite o diretor. Mas ele considera que o Brasil é um dos mercados mais importantes para o grupo nos próximos anos, com previsão de investimento de R$ 30 milhões. Os países fora da Europa e da América do Norte foram responsáveis por uma evolução de 22,4% no faturamento da empresa no mundo.

Sair da versão mobile