Folha de S.Paulo
A Hypermarcas, que atua em segmentos de bens de consumo, como alimentos, medicamentos e produtos de limpeza, anunciou ontem a assinatura de memorando de entendimentos para a aquisição da Sapeka, proprietária das marcas de fraldas descartáveis de mesmo nome, além dos modelos Fluffy e Maturidade, entre outros.
A operação ainda está pendente de auditorias jurídica, contábil e tributária da fabricante de fraldas. No comunicado oficial, a Hypermarcas informa que deve pagar uma parcela inicial de R$ 225 milhões, além de repassar 6,784 milhões de ações ordinárias (com restrição de venda por seis anos). No pregão de ontem, o papel foi negociado por R$ 21,32 na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
O negócio prevê ainda um ajuste de preço relativo a 7,3 vezes o diferencial apurado entre o Ebitda (medida de geração de caixa) de 2009 e deste ano, com um pagamento de 40% do valor após apuração do balanço de 2010 e os 60% restantes em cinco parcelas anuais, corrigidas pelo CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
A Hypermarcas já conta com as marcas Hydrogen e Pom-Pom em seu portfólio de produtos de higiene pessoal para o público infantil. A Sapeka conta com duas plantas industriais no Brasil, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.