ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

A importância do planejamento

Revista da Farmácia (edição 195):

20150918_GE_152009_a7s_©humberto_teski_baixa
Lucia Gadelha, especialista em RH

Planejamento significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Essa palavra pode abranger muitas áreas diferentes, como planejamento familiar, de carreira e planejamento estratégico no ambiente corporativo, de acordo com a função desempenhada. É também a capacidade de se estabelecerem sequências para a execução de uma tarefa, de acordo com a importância, prioridade e/ou grau de dificuldade na execução.

Segundo Idalberto Chiavenato, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, com a finalidade de dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito das realidades atual e futura que se pretendem alcançar.

O planejamento consiste em uma importante ferramenta de gestão de processos e pessoas, sendo essencial na tomada de decisões e na execução das tarefas, das mais simples às mais complexas. Posteriormente, o planejamento requer o acompanhamento e a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas. Nesse ponto, temos um feedback.

O indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta de trabalho demonstra interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, causando impacto positivo e eficácia no alcance dos resultados esperados.

Podemos definir três tipos de planejamentos: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico mapeia todo o ambiente e avalia as forças e limitações da empresa, envolvendo toda a organização, direcionando as ações em curto, médio e longo prazo e focando o futuro e as perspectivas de crescimento da empresa como um todo.

Para Adalberto Américo Fischmann, “planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, por meio da análise de um ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, por meio dessa consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos”.

Já o planejamento tático é consequência das decisões estratégicas em planos de ação direcionados aos respectivos setores da empresa, envolvendo cada gestor no planejamento e desenvolvimento das principais necessidades de sua equipe e do mercado como um todo, considerando os indicadores de desempenho respectivo a cada setor.

Os planejamentos estratégicos e táticos se complementam, tendo em vista que o plano de ações tático tem foco em identificar uma situação específica no setor, definir o objetivo a ser alcançado e os recursos necessários para o alcance dos resultados esperados.

Por fim, o planejamento operacional pode ser considerado como a formalização dos processos e das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.

É importante levar em conta que o planejamento deve ser flexível para que possam ser realizados ajustes e adequações em função do cenário atual e das ações que desencadeiam o objetivo. Da mesma forma, o planejamento deve ser compreendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, processos, resultados e soluções.

O dinamismo no planejamento e constantes ajustes se baseiam na multidisciplinaridade das empresas e setores, estimulando a interatividade num processo contínuo de tomada de decisão e foco nos resultados propostos.

Lucia Gadelha, especialista em Recursos Humanos

 

Sair da versão mobile