Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Instituições oncológicas recomendam medicamento para prevenção de efeitos colaterais de quimioterapia

Maxpress

Durante encontro internacional em Roma, a Associação Multinacional para Cuidados Paliativos no Câncer (MASCC – Multinational Association for Supportive Care in Cancer) e a Sociedade Européia de Oncologia Clínica (ESMO – European Society of Medical Oncology), apresentaram os primeiros dados de atualização das diretrizes antieméticas, ou seja, o consenso médico em torno da classe de medicamentos (antieméticos) que possuem como principal característica o alívio dos sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos. A grande novidade é a recomendação da palonosetrona (ONICIT®) para a prevenção de náusea e vômito em pacientes submetidos à quimioterapia.

A MASCC e a ESMO anunciaram que a palonosetrona combinada à dexametasona é a terapia recomendada para prevenir náusea e vômito agudo e tardio induzidos por quimioterapia de risco moderado.

Sobre ONICIT®

ONICIT® (palonosetrona) tem o objetivo de controlar as náuseas e os vômitos dos pacientes oncológicos – efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia e, em alguns casos, da radioterapia. De aplicação intravenosa, o diferencial do ONICIT®, comparado aos outros medicamentos da mesma classe, está na ação prolongada, prevenindo náuseas e vômitos agudos e tardios, com uma única aplicação, promovendo mais conforto ao paciente. É um medicamento de última geração entre os chamados antagonistas de receptores 5-HT3, ou seja, que atuam no sistema nervoso central para controlar tais efeitos indesejáveis em pacientes com câncer que estão em tratamento com quimioterapia ou radioterapia.

O medicamento deve ser aplicado 30 minutos antes da quimioterapia e tem efeito contínuo por até 120 horas. ONICIT® (palonosetron) é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a prevenção das náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia, tanto na fase aguda (dentro das 24h após a administração da quimioterapia) quanto na tardia (com início definido após 24h e podendo durar cinco dias), em uma única aplicação.

Sair da versão mobile