Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Instituto Butantan pode começar a produzir vacina contra gripe suína

G1

O Instituto Butantan, em São Paulo, foi consultado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o que fazer para combater a gripe suína. Os cientistas de São Paulo vão tentar desenvolver uma vacina específica para ajudar na prevenção a esse novo tipo de gripe.
Não existe nenhum caso confirmado no Brasil, mas as pessoas estão assustadas com as notícias que chegam principalmente do México e dos Estados Unidos. O que assusta é o tipo de contaminação. Qualquer pessoa pode pegar a gripe suína pelo ar, se tiver contato direto com outra pessoa contaminada, como nos outros tipos de gripe. Mas se não tiver ninguém contaminado no país – e nenhum caso foi confirmado até agora – não há risco.

O Instituto Butantan faz pesquisas de ponta para prevenir vários tipos de doenças. A instituição ajudou a desenvolver inclusive a vacina contra a gripe comum, que está sendo aplicada em quem tem mais de 60 anos.
A campanha de vacinação contra a gripe deste ano, aliás, superou as expectativas. Mas, a coordenadora de imunização da capital paulista diz que ainda não é possível afirmar que seja reflexo da gripe suína. "A gente já chegou em 20% de cobertura vacinal que chega a vacinar cerca de 245 mil pessoas, informações que a gente tem do sábado (25). Nós tivemos um acréscimo de 47 mil pessoas comparando com o do ano passado. Então, tem superado as expectativas", afirmou Maria Lígia.

A vacina contra a gripe é feita em laboratórios do Butantan. No instituto são feitas 90% das vacinas e soros produzidos no país. Para o diretor do Instituto, o ritmo de trabalho terá que ser diferente do usado na pesquisa da vacina contra a gripe aviária, que o laboratório já produz.
O instituto ainda não começou os trabalhos de pesquisa em cima da vacina contra a gripe suína. Há um trabalho de pesquisa e são desenvolvidas, atualmente, no local vacinas contra a gripe comum, sazonal, e também contra a aviária.

Sair da versão mobile