Portal Fator Brasil
Empresa goiana conquista bons resultados na produção de medicamentos, nas vendas e também em sua estrutura interna.
Investimento na qualificação de seus colaboradores e gestores, a ampliação de suas ações de marketing e vendas, e novos produtos foram fatores que proporcionaram ao Laboratório Teuto Brasileiro um saldo positivo neste ano de 2009. "O crescimento do Teuto foi o maior entre as 25 empresas do ranking em unidades de medicamentos, atingindo um índice positivo de 78,84%. Em valores, o crescimento foi o maior entre as 30 primeiras indústrias e chegou a marca de 91,61%", analisa o diretor comercial da empresa, Osvaldo Soares, a partir de dados fornecidos pela Flash IMS Health de novembro. A IMS Health é um instituto de pesquisa e empresa de consultoria mundial que fornece informação global para a inteligência de mercado do setor farmacêutico.
Os números apontam ainda outro fator positivo. "Nos últimos cinco anos ganhamos 15 posições no ranking de laboratórios que atuam no mercado nacional. Dessas, 12 posições conseguimos apenas no último ano", destaca Soares. As ações agressivas do Laboratório Teuto ajudam a explicar esta avaliação.
Em recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o estado de Goiás foi o único estado com índice positivo de crescimento industrial. Enquanto todo o país obteve média negativa de 7,2%, Goiás teve crescimento e atingiu a marca de 3,2%. O pólo farmacêutico do Daia, em Anápolis, foi um dos grandes responsáveis por este número e o Laboratório Teuto é a maior indústria neste pólo. O Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) gera, não só ao município, mas em toda a região novas oportunidades de emprego e é considerado um dos mais importantes pólos farmoquímicos do Brasil.
Proposta de valor – Em 2009, o Laboratório Teuto também se preocupou em proporcionar boas condições de trabalho a seus colaboradores e com seus públicos, seja ele cliente ou fornecedor. Prova disso, foi a enquete realizada no portal da empresa. "Fizemos um ranqueamento de valores perguntando ao consumidor como ele vê a marca Teuto atualmente. Através da enquete o resultado foi confiança, qualidade e preço acessível, respectivamente. Ou seja, são os mesmos pontos propostos como prioridade da empresa. Isso nos mostra que as pessoas estão enxergando o Teuto como gostaríamos. Desta forma entregamos produtos de qualidade e com preços acessíveis", a avaliação é do gerente de trade marketing, Ítalo Melo.
A empresa também investiu em novos programas de qualificação de seus colaboradores, como o "Sistema de Produção Enxuta" (Lean), o "Parceiros para a Excelência" (Paex) e o TPM "Programa de Manutenção Total", este último em parceria com a Universidade Mauá. Para isso, firmou parcerias importantes com a Fundação Dom Cabral e a equipe do Professor Borgatti, da USP e Balian Consultoria, além da Universidade Mauá.
Esporte – Fora do ambiente empresarial o Teuto marcou presença em importantes eventos esportivos do calendário nacional. No primeiro semestre, patrocinou o Campeonato Goiano de Futebol e também mais uma edição do Rally Internacional dos Sertões. No segundo semestre, continuou presente no futebol, na Série A do<