Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Locais para coleta de medicamentos vencidos

Guia da Farmácia

A dúvida é comum em muitos pacientes brasileiros: o que fazer com aqueles medicamentos que estão sobrando e que, muitas vezes, já passaram da data de validade? Por falta de informação sobre a destinação correta, fórmulas vencidos ou em desuso acabam sendo jogadas no lixo comum, prática que pode causar contaminação da água e do solo por substâncias químicas.

Porém, segundo reportagem do jornal Paraná, em pouco tempo essa situação pode melhorar. Um projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), pretende disponibilizar locais específicos para recolhimento de medicamentos com data de validade vencida e, com isso, evitar que esses produtos ofereçam riscos à saúde ou contaminações ao meio ambiente. Para debater o assunto, autoridades se reuniram na manhã desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Curitiba.

O projeto de Côrtes trata de uma polícia de logística reversa, na qual os laboratórios tem o dever de coletar as sobras do que produzem. As farmácias, salienta o vereador, são importantes colaboradores nesse processo e facilitam a colaboração da população. A ideia é que recipientes em locais de fácil visualização façam a coleta nesses estabelecimentos.

Sair da versão mobile