Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Médicos precisam ter cautela com opióides nos quadros de enxaqueca

Click News

Estudo mostra que pacientes que retornam várias vezes ao pronto-socorro com o problema têm mais chances de receber este tipo de medicamento

Pesquisadores da Califórnia afirmam que opiódes, como morfina e meperidina, têm que ser administrados com cuidado e critério pelos médicos nos setores de emergência dos hospitais em pacientes portadores de enxaqueca. Segundo artigo publicado este ano no Journal of Emergency Medicine, Tornabene e colegas, médicos das disciplinas de emergência, medicina da família e otorrinolaringologia da University of California e do Kaiser Permanente Oakland, investigaram em um pronto-socorro os prontuários de pacientes deste tipo para identificar com que freqüência eles haviam recebido opióides. Outro objetivo da equipe foi descobrir qual a ligação disso com o tempo de permanência no serviço.

Os pacientes reincidentes, ou seja, que procuraram o hospital repetidas vezes queixando-se de enxaqueca, tiveram significativamente “mais chances de receber opióides como tratamento, de receber múltiplas doses de opióides e de receber opióides como tratamento farmacológico inicial se comparados aos não reincidentes”, dizem os autores. Além disso, independente de ser a primeira vez ou não que a pessoa chegava ao pronto socorro, aqueles que receberam opióides ficaram mais tempo internados na emergência em tratamento do que os que não receberam. Por fim: “os pacientes que receberam múltiplas doses de opióides tiveram estadas significativamente mais longas no pronto-socorro (191 minutos) do que aqueles aos quais foi dada dose única de um opióide (125min)”, escrevem.

Os médicos afirmam também que não administrar opióide “de cara” e só em uma segunda etapa do atendimento (quando o não opióde não surtir efeito) não resultou em internações mais longas no pronto-socorro (PS), mas sim o uso do opióide, de qualquer forma. “A administração de opióides para enxaqueca talvez resulte em um tempo de permanência maior no OS, quando comparada aos tratamentos para a migrânea (enxaqueca) que não utilizam opióides”, dizem e alertam: “recomenda-se um uso criterioso de opióides como tratamento para migrânea”.

Sair da versão mobile