Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Medicamentos podem ser descartados em farmácia

Guia da Farmácia

Apesar dos avanços na difusão de informações, boa parte da população ainda joga medicamentos com data de validade vencida no lixo. Pensando nisso, a farmácia Almaderma resolveu desenvolver um projeto para descarte de medicamentos, agulhas e embalagens domiciliares.

Segundo a farmacêutica Mariana da Silva Pereira, que faz parte da equipe que desenvolveu a ideia, a farmácia já tem um programa de gerenciamento de resíduos desde 2004.

De acordo com informações do Jornal de Jundiaí, os clientes do estabelecimento podem ir à farmácia e descartar embalagens de medicamentos, vencidos ou não e agulhas.

O material é recolhido por uma empresa terceirizada que realiza a incineração dos produtos. A farmacêutica explica que quando um medicamento é jogado em um lixo comum ou na pia ou vaso sanitário, os resíduos vão diretamente para os aterros sanitários e efluentes.

A rede de farmácias Droga Raia também está implantando aos poucos em suas lojas um programa semelhante. O projeto, chamado de Ecomed tem como foco reduzir o impacto no meio ambiente e na saúde pública do descarte de medicamentos no lixo doméstico.

Sair da versão mobile