Na quarta-feira (26), a MedLevensohn, fornecedora de produtos para saúde e bem-estar, promoveu uma palestra com o tema “Testes Rápidos em Farmácia: Entendimento e Oportunidades” sobre a RDC 786/23. A palestra ocorreu no Centro de Convenções do Shopping Nova América, em Del Castilho. Estiveram presentes gestores e representantes de diversas farmácias e drogarias. A farmacêutica Ana Maria Targa esclareceu diversas dúvidas e ensinou como realizar corretamente a triagem de atendimento nos estabelecimentos.
A cerimônia de abertura foi realizada por Ricardo Scaroni, diretor de Operações da MedLevensohn. Ricardo destacou a importância do encontro e interagiu com o público. Luis Marins, presidente da Ascoferj, Carlos Coutinho, gestor da MedLevensohn, e Luciana Faria, representante da distribuidora Lartt Medical, também marcaram presença.
A Dra. Ana Maria Targa, farmacêutica especialista, conduziu a palestra sobre a RDC 786, publicada em maio deste ano pela Anvisa. Ela esclareceu dúvidas sobre a oferta de testes rápidos, a triagem dos atendimentos e o potencial desse mercado para expandir os negócios das farmácias, apresentando também a linha de produtos da MedLevensohn. A partir do dia 2 de agosto, somente as farmácias que estiverem adequadas às exigências da RDC 786 poderão realizar os testes rápidos.
Leia também: Conheça os testes rápidos que não podem faltar na sua farmácia
“Os testes rápidos deixaram de ser uma política individual na pandemia para se tornarem uma política de saúde pública, na medida em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o cidadão tenha acesso à triagem e a um diagnóstico mais rápido. Agora, as farmácias devem se adequar às exigências da Anvisa e se regularizarem para oferecer o serviço. A MedLevensohn está adequando suas linhas para atender à necessidade de testes para grandes e médias redes e farmácias independentes”, comenta Ana Maria.
A RDC 786/23, entre inúmeras mudanças, altera artigos da RDC 44/09, expandindo os serviços oferecidos e incluindo nesse rol os exames de análises clínicas de leitura exclusivamente visual e material biológico primário. Ana Maria destacou que os testes indispensáveis de se ter em estoque são os de gravidez, Covid-19 e HIV. Além disso, a triagem deve ser conduzida por farmacêuticos, médicos ou biomédicos legalmente habilitados, e o resultado do exame fará parte da Declaração de Serviço Farmacêutico.
Entenda quais pontos estão proibidos
A RDC 786 detalha os serviços que poderão ser realizados pelas farmácias, por isso é muito importante fazer uma leitura completa. No entanto, é possível destacar o seguinte:
- Não é permitido utilizar recursos remotos ou inteligência artificial (IA) para obter resultado;
- É proibido receber ou enviar material biológico;
- É proibido realizar a coleta por punção venosa ou arterial;
- Não é permitido usar urina ou fezes como material biológico;
- Não é permitido coletar e realizar os testes fora da sala de atendimento.
Veja o que a farmácia precisa adequar para realizar testes rápidos
- Local de execução deve ter lavatório, bancada, mesa, cadeira para coleta, refrigeração (se aplicável), local para insumos e material de descarte;
- No local compartilhado, deve haver área de acolhimento para paciente;
- Depósito de Material de Limpeza (DML) pode estar no sanitário;
- Sanitário;
- Outras atividades já desenvolvidas: atendimento farmacêutico, aplicação de injetáveis e vacinas.
A MedLevensohn está desenvolvendo a Plataforma MedSis com o objetivo de dar assistência farmacêutica para os clientes, orientando com diversos conteúdos relacionados ao tema e sobre como abordar corretamente os pacientes.
O vice-presidente da Ascoferj, Ricardo Valdetaro, comentou sobre o apoio que a associação deu à palestra da MedLevensohn: “Foi de suma importância a Ascoferj apoiar e prestigiar esta tarde. O tema discutido é indispensável para os profissionais de saúde e toda a população. Tenho certeza de que, com essa nova RDC, as farmácias e drogarias conseguirão atingir um novo público”.
Jay dos Santos, farmacêutico da Santos & Abreu e conselheiro fiscal da Ascoferj, pontuou positivamente a dinâmica do evento: “Este encontro foi super esclarecedor e abrangeu o nosso segmento sobre a prestação de serviço à população. A iniciativa da MedLevensohn foi correta e objetiva. Eu vim com a intenção de prestigiar o encontro, mas também de aprender”.
“Agradeço ao Luis Marins e à MedLevensohn pela oportunidade de passar este conhecimento para nós e esclarecer temas importantes sobre a nova RDC 786/23. Tenho certeza de que esses novos serviços que poderemos realizar irão abrir muitas portas para as farmácias e drogarias e beneficiar ainda mais a população”, comenta Fernando Mariano, presidente da Rede Viva Mais.
No final do evento, Luis Marins fez uma breve apresentação da Ascoferj e parabenizou a todos que estiveram presentes. Na oportunidade, Bethânia Alhan, coordenadora do setor Regulatório da associação, colocou-se à disposição para atender as pessoas que estiveram presentes.
Na saída da palestra, as pessoas puderam conhecer a linha de testes rápidos da MedLevensohn e desenvolver o networking.