Portal Saúde
Em virtude das fortes chuvas que atingiram o Pará, o Ministério da Saúde autorizou o envio de 1.654 quilos de medicamentos e insumos para a região, que foram solicitados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Assistência Farmacêutica. Dentre os componentes da carga estão corticóides, antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, ataduras, seringas, compressas e esparadrapos.
O ministro José Gomes Temporão tem sido informado sobre a situação no Pará. Segundo ele, o Ministério da Saúde está preparado para oferecer a ajuda humanitária necessária para atender situações deste tipo. No entanto, ele faz um alerta à população neste momento. “A questão preocupante são as doenças que vêm depois que as águas baixam. A dificuldade de acesso a água com qualidade pode causar problemas intestinais, diarréia, leptospirose. A única prevenção é evitar o contato com a água contaminada”, salientou.
O Ministério da Saúde tem tradição em ajuda humanitária em casos de calamidade. Recentemente, foram enviados medicamentos e outros insumos para o atendimento das vítimas das enchentes em Santa Catarina. O apoio foi fundamental para o atendimento dos moradores. Na época foram disponibilizados 180 kits de medicamentos. Esse quantitativo representa o atendimento de 90 mil pessoas por três meses. Além disso houve parceria com o Ministério da Defesa para instalação de um hospital de campanha em Itajaí.