O Globo
Governo está finalizando a aquisição de mais 800 mil tratamentos
O governo federal esta concluindo a aquisição de 800 mil tratamentos contra a gripe A, informou ontem, em Porto Alegre, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A nova compra ocorre apesar de o país dispor de nove milhões de tratamentos na Fundação Oswaldo Cruz. Esse estoque começará a ser transformado em cápsulas este mês e ficará à disposição do ministério.
Temporão disse que o estoque de nove milhões é estratégico e foi adquirido em 2004.
Ele é de grande importância neste momento. Dá uma certa tranqüilidade em relação à disponibilidade do medicamento, declarou ele, acrescentando que dez mil tratamentos estão sendo utilizados por estados e municípios.
Temporão ponderou que o uso do medicamento tem de ser racional, para evitar o desenvolvimento de resistência pelo vírus, devendo ser ministrado apenas a pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.
Na avaliação do ministro, o combate à doença no Brasil é mais eficaz do que em outros países, entre outras razões, pela "capilaridade, qualidade e estrutura do SUS, apesar do subfinanciamento crônico" a que o sistema é submetido.
O ministro, que se reuniu com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, e com prefeitos de cidades gaúchas na fronteira com Argentina e Uruguai, considera que é necessária uma vigilância maior no estado. Isso porque os países vizinhos, especialmente a Argentina, registram muitos casos da gripe suína.
Na próxima semana, mais de 400 militares do Exército reforçarão a vigilância, junto com pessoal da Anvisa e do estado, em 16 pontos de fronteira do território gaúcho.