Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Pfizer moderniza embalagem do medicamento Ponstan

Febrafar

A partir deste mês, Ponstan, um dos medicamentos mais vendidos do Brasil para o tratamento de dismenorreia primária (cólica menstrual), terá nova embalagem. Mais moderna, a caixa demonstra a preocupação da Pfizer às mudanças da sociedade, a fim de se aproximar dos diversos tipos de público que atende.

O layout da embalagem de Ponstan foi totalmente reformulado. “A caixa agora é rosa, o que torna a comunicação mais próxima ao público jovem feminino, já que o uso do medicamento tem indicação aprovada a partir dos 14 anos”, explica Adilson Montaneira, diretor da Unidade de Negócios Primary Care da Pfizer.

Além do aspecto visual, as mudanças do produto também incluem um novo formato de blister. Agora, os 24 comprimidos de 500mg estão acondicionados em cartelas, na cor laranja, com formato de flor. “A mudança de embalagens de produtos tradicionais como o Ponstan, que está há 40 anos no mercado, é necessária para acompanhar a trajetória dos próprios pacientes”, afirma Montaneira.

Essas alterações também são significativas por outro motivo bastante importante: dificultam a falsificação de medicamentos. Em cumprimento às normas da Anvisa, a nova embalagem mantém a “raspadinha”, superfície coberta com tinta que reage quando friccionada com um objeto metálico (uma chave ou moeda, por exemplo). Sob essa tinta, aparece a palavra “Qualidade” e o logotipo da Pfizer. Também estão presentes o telefone de contato da empresa para informações complementares e a tarja vermelha indicando que o medicamento somente pode ser vendido com apresentação da receita médica.

Vale ressaltar que a embalagem antiga ainda poderá ser encontrada nas farmácias e drogarias por alguns meses, já que muitos estabelecimentos mantêm o produto em estoque.

Sair da versão mobile