Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Polícia Federal divulga balanço da Operação Salute

Blog Elba Galindo

A Polícia Federal, Regional Salgueiro, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com apoio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), realizaram a Operação Salute, em farmácias localizadas nos municípios de Penaforte, no Ceará, e nos municípios de Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. A ação foi iniciada na segunda-feira (13) e foi finalizada ontem.

No início da Operação, duas pessoas foram presas na cidade de Penaforte, por conta da venda de medicamentos sem registro na ANVISA. Já nos demais dias da operação, mais 13 prisões em flagrante delito foram realizadas nos municípios de Ouricuri (2), Salgueiro (3), Serra Talhada (7) e em São José do Belmonte (1), por causa de irregularidades administrativas, como falta de autorização sanitária para venda de medicamentos, como também em uma das farmácias, foi constatada a venda de medicamentos adquiridos pelo SUS por uma instituição filantrópica, que desviava os medicamentos para a venda na farmácia. A Polícia apreendeu ainda, dois revólveres mais munições, além de mais de R$ 270 mil (duzentos e setenta mil reais) nas farmácias irregulares dos municípios citados.

Em alguns estabelecimentos, os medicamentos não tinham sequer, comprovação de procedência. Participaram da Operação Salute, 20 policiais federais, 5 fiscais da ANVISA e 14 da APEVISA. Ao todo, mais de 20 mil caixas de medicamentos foram apreendidas e os remédios regulares que se encontrem em condições de uso poderão ser doados para a Gerência Regional de Saúde, do Sertão Central, mediante autorização da justiça.

O volume de medicamentos controlados apreendidos superou as expectativas dos policiais e fiscais, sendo esta a maior apreensão de medicamentos controlados no Brasil, nos últimos três anos, segundo a ANVISA.

As informações são da Polícia Federal de Salgueiro

Sair da versão mobile