Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Por precaução, embaixadas de 11 países estocam remédio

Folha de São Paulo

Para garantir acesso de seus cidadãos ao remédio contra a gripe suína, alguns países mandaram o Tamiflu para suas embaixadas no Brasil. Onze representações confirmaram ter reserva suficiente pelo menos para funcionários e suas famílias.

Tiveram essa precaução, pelo menos, França, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Tailândia, Canadá, Austrália, EUA e Japão.

Os três últimos já tinham estoques pensando em pandemias anteriores; os demais receberam neste ano. O Reino Unido confirmou que fez o pedido à sede, e a Itália, que deve receber na próxima semana.
A maioria recebeu Tamiflu para eventual necessidade só de seus funcionários. Ao menos uma tem o remédio para praticamente toda a comunidade (mais de 15 mil pessoas), mas não divulga para evitar pânico.

Embaixada da Tailândia é uma das abertas a sua comunidade. O Tamiflu fica na residência do embaixador e é suficiente para dez pessoas -10% dos tailandeses no país. Nenhum dos países latino-americanos listados entre as 15 nações com mais mortes, segundo dados oficiais, enviou medicamento ao Brasil.

O Ministério da Saúde brasileiro cogita enviar o Tamiflu para embaixadas no exterior.

Sair da versão mobile