Ascoferj
Em março, os preços dos medicamentos pesquisados pela Fecomércio-RJ apresentaram queda média de 1,34% para o preço do fabricante e 1,32% para o preço máximo de vendas. Já em fevereiro de 2010, não foi apurada nenhuma alteração nos preços.
Desde o início do ano, os preços dos medicamentos apresentam diminuição, ao contrário da taxa registrada em igual período do ano passado, quando os aumentos foram de 0,23% para o preço do fabricante e para o preço máximo de vendas.
Segundo a Fecomércio-RJ, a desaceleração nos preços dos medicamentos foi observada somente na classe Digestivos, cujos preços reduziram 12,71% no que diz respeito ao preço do fabricante e 12,65% no sugerido aos consumidores. A queda só não foi maior devido aos medicamentos das classes terapêuticas Respiratórios e Tópicos, que subiram de preços, embora esses aumentos tenham sido inferiores a 0,40%.
A última vez que a cesta de medicamentos registrou queda foi em novembro de 2008, quando seus preços reduziram, em média, 0,05% tanto no preço máximo de vendas quanto no preço do fabricante. Em 2009, os maiores aumentos foram registrados nas classes Analgésicos e Digestivos.