Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Projeto de Redução de perdas resultará em 99% de precisão

Guia da Farmácia

Droga Raia pretende incentivar plano de contagem de estoques

Obter informações mais precisas e em conformidade com os melhores padrões de atendimento ao cliente e de gestão de estoques. Essas foram as necessidades que levaram a Droga Raia, a segunda rede do País em número de lojas, a desenvolver um projeto em parceria com a Linx Prevenção de Perdas, especializada em serviços que minimizam prejuízos relacionados a materiais, oportunidades, tempo e capital.

Segundo informações do Segs.com, o objetivo é implantar uma nova metodologia para melhorar a precisão dos inventários gerais de cada uma das lojas da rede, além de obter maior confiabilidade nos resultados.

Realizado em duas fases, o projeto teve início em outubro de 2010 com um piloto que visava o desenvolvimento da metodologia e dos sistemas que seriam empregados. A segunda etapa teve início em janeiro deste ano contemplando a instalação do projeto em 116 lojas da rede dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Benefícios como melhor apuração dos resultados dos inventários, gestão da cadeia de suprimentos e informações sobre perdas mais reais, já podem ser sentidos. Espera-se ainda alcançar com o projeto 99% de precisão na contagem de estoque, tanto em valores monetários como em quantidades.

Para se atualizar sobre outros aspectos de perdas no varejo, a revista Guia da Farmácia de junho traz uma reportagem sobre como evitá-las. Atualmente, as perdas são responsáveis por descompensações financeiras, operacionais e de gestão.

Sair da versão mobile