Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Rede Agafarma quer se transformar em cooperativa para ganhar mercado

Jornal do Comércio

Uma das pioneiras do associativismo no Rio Grande do Sul, a rede de farmácias AGAFARMA planeja formalizar legalmente uma cooperativa. O presidente da Cooprofar (cooperativa dos associados da Agafarma), Henrique Fernando Tuhtenhagem de Oliveira (na foto abaixo), acredita que a legalização da cooperativa deverá ocorrer até o final deste ano. O dirigente explica que, ao formar a cooperativa, a Agafarma terá mais autossuficiência. Além de vantagens legais e fiscais, a rede terá maior capacidade de investimento. Oliveira relata que através da cooperativa será mais fácil aportar recursos para instalar estabelecimentos em shopping centers e supermercados. A oficialização da cooperativa não alterará a marca da Agafarma. Atualmente, a rede conta com 346 unidades espalhadas pelo Estado e a expectativa é chegar a 500 estabelecimentos até 2013.

Certidão de Regularidade

Outro assunto envolvendo o setor foi a audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizada na última quarta (5). O encontro discutiu a liberação da certidão de regularidade exigida pela vigilância sanitária do Estado e dos municípios para a renovação do alvará sanitário de farmácias e drogarias.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sinprofar), está havendo impasse e atraso na liberação dos alvarás sanitários por parte da Vigilância Sanitária Estadual, o que implica impossibilidade de obtenção de produtos, principalmente das chamadas farmácias populares. O Conselho Regional de Farmácia do Estado nega a existência do problema e diz que está com as liberações em dia.
A reunião, coordenada pelo presidente da comissão, deputado Gilmar Sossella (PDT), decidiu pela formação de um grupo de trabalho permanente para acompanhar a solução do problema. A primeira providência será solicitar ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde a prorrogação dos prazos para renovação das farmácias populares.

Sair da versão mobile