Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Remédio contra “ossos de vidro”

Jornal da Tarde

Cientistas britânicos anunciaram a descoberta de que um medicamento usado para tratar a osteoporose pode ajudar a diminuir o número de fraturas em crianças que sofrem da chamada síndrome dos ossos de vidro, mesmo problema do vilão interpretado por Samuel L. Jackson no filme Corpo Fechado, de 2000. Cerca de 50 crianças participaram de um teste realizado num hospital da Inglaterra. Elas receberam dose semanal de 2mg de risedronato, que reduziu o risco de fraturas.
Um dos voluntários foi o adolescente Luke Hall, que sofreu a primeira fratura no útero da mãe. Até chegar à adolescência, foram mais de 40 lesões. Quando fui para meu primeiro ultrassom, aos três meses de gravidez, os médicos já notaram um problema ele tinha quebrado a perna, contou, à BBC, Dorothy Hall, mãe do menino. Ao começar a engatinhar, ele sofreu várias fraturas, principalmente nas pernas. Mas também quebrou outros membros e dedos dos pés e das mãos ao menos uma vez a cada dois meses.

Com o medicamento, os ossos de Luke estão mais fortes e a qualidade de vida dele melhorou, mas o risco de fraturas ainda existe.

Sair da versão mobile