Portal Abril
Roche Brasil anunciou que continuará a vender no País o medicamento contra acne Roacutan (isotretinoína), retirado recentemente do mercado norte-americano. A empresa alega que a decisão da filial norte-americana foi motivada por questões comerciais, e não por haver dúvidas quanto à segurança do produto.
Reportagem do jornal "Los Angeles Times" afirma, no entanto, que estudos recentes relacionam a droga ao desenvolvimento de doença intestinal e que um dos motivos que teriam levado a filial norte-americana a suspender sua venda seria o custo de ações judiciais indenizatórias.
A Roche Brasil informou, em nota, que há mais de 20 anos a bula de Roacutan contém alerta sobre doença inflamatória intestinal, mas que não existe evidência conclusiva que comprove a relação. Segundo a diretora médica da empresa, Karina Fontão, o último relatório de farmacovigilância – que acompanhou 400 mil pacientes em todo o mundo entre agosto de 2008 e agosto de 2009 – mostra que a incidência de problemas intestinais é muito rara, entre 0,006% e 0,007%.