A Santos & Abreu Gestão de Drogarias promoveu, na terça-feira (26/09), um encontro sobre empreendedorismo, geração de valor e associativismo. O Pharma Connect ocorreu no Shopping VillageMall, zona Oeste do Rio de Janeiro, e reuniu gestores e parceiros comerciais, entre eles, representantes da Febrafar, IQVIA e Ascoferj.
Leia: Santos & Abreu inaugura novo escritório no Rio de Janeiro
No início da noite, Jay dos Santos Filho, presidente da Santos & Abreu, Alexandre Abreu, Nilson Tinoco, diretor executivo, e Stefan Passold, diretor de operações, receberam José Neto, diretor-geral da Febrafar, Eduardo Camargo, diretor de comunicação da federação, Luis Marins, presidente da Ascoferj, e Fabio Alguim, diretor de relacionamento da IQVIA.
Jay destacou a importância do Pharma Connect: “O intuito do evento foi realizar uma abordagem com informações importantes sobre o mercado farmacêutico e aproximar a Santos & Abreu dos licenciados. O nosso objetivo é aumentar os PDVs em outras regiões do Brasil”, comentou.
Tinoco realizou a cerimônia de abertura, destacando o processo de expansão do grupo associativista. Ele apresentou os programas tecnológicos que auxiliam a comunicação, gestão, mapeamento de demandas e interação com as licenciadas, e destacou que o propósito da empresa é ‘inspirar pessoas para evoluir negócios’.
Outro assunto abordado no Pharma Connect foi a importância de um mix de produtos compatível com a região da farmácia. Com o mix certo, mais chances de crescimento no faturamento. Definir os departamentos do negócio e escolher corretamente os membros da equipe também foram temas abordados.
Stefan também discursou e pontuou as inúmeras mudanças e investimentos que a Santos & Abreu realizou nos últimos meses, como a inauguração da nova sede, localizada no Shopping Nova América – Torre Office 2000, na zona Norte do Rio de Janeiro.
Marins participou da cerimônia e homenageou Neto, reforçando a parceria de longa data. Ele também destacou a importância do setor farmacêutico durante a pandemia da Covid-19 e os novos desafios da RDC 786.
Já Neto e Fábio apresentaram dados que destacam o associativismo, indicadores, análises de mercado e comportamento do consumidor em farmácias no Brasil. As informações apresentadas mostram um diferencial no faturamento das farmácias que aderem ao modelo de negócio.
O diretor-geral da Febrafar pontuou que ‘é imprescindível um modelo de precificação na farmácia’, pois os preços dos itens devem ser compatíveis com a região em que a farmácia está localizada e atrair o consumidor. Ele também destacou que o gestor da farmácia deve tomar decisões estratégicas que beneficiem o negócio.
Os momentos finais do Pharma Connect foram marcados com um jantar oferecido pela Santos & Abreu. Os convidados puderam desenvolver networking e realizar um bate-papo sobre os desafios diários que o varejo farmacêutico está enfrentando nas últimas semanas.
“As dicas que foram dadas são de grande valia. Eu vejo que o mercado farmacêutico está se modernizando cada vez mais, e o cliente está mais exigente. Com isso, nós temos que acompanhar as inúmeras mudanças que o setor está recebendo”, comentou Keli Lopes, CEO da Drogaria Lopes e Del Penho.
“Todo aprendizado é muito bom. Esse evento abordou temas interessantes que eu vou aplicar no meu negócio. Os dados que a Febrafar e a IQVIA apresentaram foram muito bons”, elogiou Marcos Barreto, gestor de cinco lojas da RJ Drogarias.
Leia também: Testes rápidos: como os farmacêuticos devem se preparar