Gazeta Online
RTPA pode permitir uma desobstrução precoce do vaso destruído. Com essa recanalização, pode haver novamente fornecimento de oxigênio para as células e evitar que elas morram
Um medicamento de alto custo que reduz em 30% as chances de pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) terem menos sequelas, o RTPA, estará disponível na rede pública de saúde estadual até o final do ano, de acordo com o coordenador médico de urgência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Carlos Guerra.
Segundo Guerra, a Sesa definiu criar a Rede de Urgência e Emergência e, em cima disso, foram feitos pontos de atenção para o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e traumas, na região macrocentro, composta pelos 23 municípios da área central, incluindo a região metropolitana do Estado.
"Dentro desse fluxo de atendimento, o RTPA faz parte. Agora estamos na fase de fechamento para colocá-lo na listagem de medicamentos para fazer a compra e disponibilizar nos pontos de atenção adequados", afirma.
O coordenador garantiu que até o fim desse ano essa rede estará em plena atuação e os hospitais Dório Silva e Central vão estar prontos para atender os pacientes que se enquadram no protocolo de atendimento do RTPA.
Já que nem todo caso de AVC é indicado o uso do remédio, que deve ser injetado na veia em no máximo quatro horas e meia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Em até seis horas, o medicamento pode ser aplicado direto na artéria através de um cateterismo, mas, de acordo o neurologista José Antônio Fiorot Jr, é um procedimento mais caro e complicado. Por isso, o tempo é fundamental.
Guerra orienta o paciente a procurar a unidade de saúde mais próxima. "O médico tem melhores condições de avaliar e fechar o diagnóstico de um possível acidente vascular cerebral. Assim, por meio da rede do Samu, o paciente segue para o Dório Silva ou Hospital Central", informa.
Hospitais de municípios do interior do Estado, como Santa Teresa, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante também vão participar dessa rede.