Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Setor farmacêutico avança 13,5%

Monitor Mercantil

De 33 segmentos industriais selecionados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas oito elevaram a produção em março sobre igual mês de 2008. O destaque foi a indústria farmacêutica: mais 24,8% em março ante igual mês do ano passado e 13,5%, no primeiro trimestre.

O Coordenador de Indústria do IBGE, André Macedo, disse que a seleção considera as atividades mais representativas para o desempenho total do setor: "O fato de que tão poucos segmentos estão em expansão dá o padrão exato da desaceleração da indústria. Seria estranho que ocorresse uma queda de dois dígitos na produção e houvesse mais atividades em crescimento", observou.

Em março, a produção total da indústria caiu 10% ante igual mês de 2008. Os setores em expansão na lista dos selecionados são variados como petróleo, gás e alimentos.

Para o presidente-executivo da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), Ciro Mortella, o avanço do setor deve-se à reposição de estoques no atacado de remédios. E ao aumento de encomendas à indústria por causa do aumento controlado de preços determinado no dia 31 de março.

Sair da versão mobile