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Setor farmacêutico deve registrar faturamento superior a US$ 20 bi em 2013

Febrafar

No último dia 08, a ABAFARMA (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico), ABCFARMA (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) e ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) promoveram um encontro com entidades representativas, empresários do varejo e executivos dos mercados farmacêutico e cosmético de todo o Brasil.

Intitulado Farma Meeting – Perspectivas 2010, o evento foi aberto pelos presidentes das respectivas associações, que aproveitaram para expor os principais desafios e os bons resultados do setor no decorrer de 2009 – ano traumático para diversos setores da economia mundial, e que impactou, veementemente, no atacado farmacêutico.

“Enfrentamos grandes obstáculos, como a restrição de crédito, o aumento da carga tributária, a falsificação de medicamentos, o roubo de cargas, a precariedade da malha viária, entre outros. Todavia, com o desenvolvimento econômico do país, o controle da inflação, o desempenho das pessoas (profissionalização), o aumento da rentabilidade das empresas e, especialmente, da qualidade na prestação de serviços – que deve ser a plataforma de investimentos do atacado em 2010 – esperamos obter grandes conquistas no ano que vem”, relatou e estimou o presidente da Abafarma, Luiz Fernando Buainain.

Em contrapartida, o presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, comemorou os resultados obtidos pelas farmácias – incremento de 25% no faturamento – até setembro do ano corrente, comparando-os aos números registrados no mesmo período do ano anterior. No entanto, o executivo não deixou de mencionar os desafios enfrentados pelo varejo. “Sem dúvida, os ventos sopram a nosso favor. Nosso barco está navegando bem. Mas, às vezes, a maré sobe e inunda todo o convés desta grande embarcação”, metaforizou ao referir-se às normas impostas pela Anvisa por conta da publicação, em agosto, da RDC 44/09, cujas regras afetam toda a estrutura do estabelecimento comercial.

Quanto às expectativas para o próspero ano, Mena Barreto profetizou: “não temos dúvidas de que os ventos continuarão soprando, mas será preciso ter coragem para conduzir a embarcação mesmo ante as inundações que poderão balancá-la, até que consigamos chegar ao nosso destino”.

No ensejo, o presidente da ABCFarma, Pedro Zidoi, destacou a importância do varejo farmacêutico como estabelecimento de assistência à saúde. “O cidadão não vai à farmácia só para comprar medicamentos. Ele busca produtos que facilitem a vida e proporcionem bem estar”.

AS TENDÊNCIAS DO MERCADO FARMACÊUTICO

O Farma Meeting – Perspectivas 2010 também contou com a participação do Diretor regional de Consultoria e Serviços do IMS Health, Marcos Macedo, que apresentou uma visão geral do mercado mundial e discorreu sobre a evolução e as tendências do canal de vendas no Brasil.

De acordo com a entidade, que audita o setor farmacêutico no Brasil e no mundo, o mercado mundial de medicamentos deve registrar, este ano, um crescimento, em dólar, de 6% – obtendo um faturamento que deve chegar a US$ 780 bilhões (vendas da indústria). Com relação à participação de mercado, Macedo informou que os investimentos das indústrias nos países emergentes -<

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