[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Takeda acaba de incorporar regras visando assegurar os compromissos referentes à Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) também entre os cerca de 550 fornecedores e parceiros da empresa. A ação acontece por meio de um amplo programa desenvolvido no Brasil e em outros países, com a participação das áreas Jurídica e de Procurement.
Os modelos de contratos da companhia passam a ter uma nova cláusula de Responsabilidade Ética e Social, atualizada com a inclusão de compromissos em DE&I e de combate a toda forma de preconceito e discriminação. Além disso, o time de Procurement está finalizando o processo de classificação de empresas parceiras de acordo com a atuação de cada uma em diversidade e inclusão.
Um passo fundamental do projeto é a autocertificação de fornecedores. Por meio de um portal, desenvolvido exclusivamente para a ação, as empresas parceiras devem preencher um formulário para declarar se valorizam a diversidade e como se enquadram nas classificações e subclassificações de DE&I definidas pela biofarmacêutica. A partir dessas informações, o fornecedor é qualificado de acordo com os indicadores estabelecidos e, dependendo das políticas de diversidade que pratica, pode receber tratamento diferenciado, como as empresas de menor porte.
“Nem todas as empresas têm a mesma capacidade tecnológica e fôlego financeiro que uma grande empresa. Então temos que ajudar esses fornecedores, aplicando novas políticas de prazo de pagamento, por exemplo. A Takeda também precisa se adaptar para dar oportunidade para que seus parceiros se desenvolvam”, detalha Juliana Martin, diretora de Procurement na Takeda Brasil.
Veja também: Interfarma apresenta guia 2022 sobre mercado farmacêutico
Fonte: Revista da Farmácia