A Ascoferj realizou, nesta terça-feira (26/11), o último Circuito Ascoferj de 2024, em comemoração aos seus 40 anos de história. O evento reuniu mais de 200 convidados, entre eles farmácias associadas, empresários, empresárias e parceiros comerciais, no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca.
Leia: Ascoferj realiza imersão sobre Indicadores de Desempenho
No início do evento, Valdomiro Rodrigues, coordenador do IFEPEC/FEBRAFAR; Luis Pacheco, diretor associado de Relacionamento com Parceiros Estratégicos da IQVIA; e Luis Marins, presidente da Ascoferj, participaram do painel especial sobre o varejo farma, conduzido pela jornalista Viviane Massi.
Luis Marins comentou que, atualmente, muitos empresários e empresárias não utilizam as tecnologias disponíveis no mercado: “Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar na gestão das farmácias. Porém, infelizmente, muitas empresas não usufruem delas, ficam sem informações seguras e acabam ficando para trás”.
Em seguida, Luis Pacheco pontuou que não adianta trazer produtos para dentro da loja que não serão vendidos. As farmácias precisam entender o comportamento e o perfil do consumidor para montar o mix de produtos. Ele destacou que as tecnologias podem ser uma importante aliada nessa atividade.
Posteriormente, Valdomiro Rodrigues comentou que o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com a Unicamp, realizou, neste ano, a 7ª Edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor. Foram entrevistados mais de quatro mil consumidores em todo o Brasil, no momento em que saíam da farmácia.
De acordo com a pesquisa, cerca de 92% dos consumidores disseram que participam do programa de fidelidade da farmácia vizinha. Esse percentual reforça a necessidade de as empresas desenvolverem um programa para atrair os shoppers. Para mais detalhes, acesse o site da Febrafar.
Em seguida, mais de 25 parceiros da Ascoferj estiveram no Salão de Negócios, realizando sorteios e oferecendo condições especiais em produtos e serviços. Além disso, tiveram a oportunidade de fazer networking.
Marcia França, representante da França Rio, corretora de seguros e planos de saúde e parceira da Ascoferj, participou da rodada de negócios: “O evento foi muito legal para mim. Tive a oportunidade de conversar com muitos donos de farmácias. Além disso, ofereci, durante 30 dias, cerca de 20% de desconto em qualquer seguro, especialmente no de motoboy. As pessoas só precisavam mandar mensagem no WhatsApp da França Rio e dizer que participaram do Circuito”.
Já Willian Pinheiro, representante da SECONNECTA, nova parceira da Ascoferj, também esteve no Salão de Negócios. A empresa é focada na venda de produtos de conveniência no checkout e busca potencializar o faturamento da farmácia em até 70%: “Eu participei do Circuito pela primeira vez e estou muito feliz. Acredito que essa parceria com a associação será bastante duradoura”.
Logo após, Fernando Ferreira apresentou uma palestra com o tema Um Museu de Grandes Novidades. Ele destacou a importância de as farmácias analisarem sua performance de vendas por meio da Inteligência Artificial (IA): “Os chatbots pagos podem analisar os resultados da farmácia e também fornecer insights interessantes”.
Ao final do evento, os convidados interagiram e participaram do coquetel de aniversário oferecido pela Ascoferj.
“Eu estive no Circuito por causa do Fernando Ferreira. Ele é uma pessoa que admiro muito. Além disso, pude encontrar pessoas que acompanho pela internet. Minha experiência foi ótima”, disse Luanna Sobreira, proprietária da Farmácia Flor do Bairro.
Leia também: Sua empresa está realmente preparada para o mundo digital?
“Foi muito gratificante participar do último Circuito do ano. Esse evento foi diferente, pois contou com uma rodada de negócios e uma festa de 40 anos da associação. Aqui, encontrei grandes distribuidoras e outras empresas que oferecem serviços importantes para as farmácias. Foi muito legal rever amigos”, comentou Sebastião Mascarenhas, gestor das Drogarias Speed Farma.
“Eu participei do evento pela primeira vez e achei muito bacana. O conteúdo da palestra e do painel foi bem interessante. Além disso, conheci algumas empresas no Salão de Negócios”, relatou Iggor Jonas, proprietário da Drogaria Líder Farma.
Acesse a galeria de fotos completa no link.
Créditos das fotos: Thatiana dos Anjos, Diana dos Anjos, Fernando Souza e Juan Borges