Hoje (01/04), a Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro liberou o novo Sisvisa, dentro do portal Carioca Digital, que permite que estabelecimentos solicitem, por meio eletrônico, a licença sanitária.
A gerente de Projeto e Processos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), Melisa Santos, foi responsável pelo projeto do sistema no portal. Ela afirma ter sido um desafio desenvolvê-lo. “Nosso objetivo era simplificar o processo dos requerentes. Por isso, enfrentamos a dificuldade de integrar oito sistemas para chegar a um resultado objetivo e simplificado”, afirmou Melisa.
Algumas empresas tiveram acesso ao sistema online na parte da manhã, para que a equipe que desenvolveu o novo Sisvisa pudesse testá-lo com o público. Entre elas estava a Farmácia do Leme, representada pelo proprietário vice-presidente da Ascoferj, Ricardo Valdetaro, que pôde fazer o licenciamento assistido por Melisa. Ele afirma que o novo procedimento fará uma grande diferença para os proprietários.
“Em poucos passos é possível realizar o pedido e ter acesso ao boleto bancário para pagamento. Nós estávamos acostumados a seguir um longo caminho, esperar a fiscalização e outras diversas exigências. Agora será mais rápido e simples”, declarou Valdetaro.