Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Vigilância Sanitária alerta sobre o uso de Sibutramina

Jornal Democrata

A Vigilância Sanitária de São José do Rio Pardo, no uso de suas atribuições, reforça a informação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) transferiu o remédio Sibutramina da lista C2 para a lista B2, da portaria SVS/MS 344/98, ou seja, a tarja do medicamento deixa de ser vermelha e passa a ser preta.

“Gostaria que todos os médicos estivessem cientes que a regra para a venda e a prescrição do medicamento, que é utilizado no tratamento para perda de peso, será vendida somente quem tiver em mãos a receita azul, utilizada para controle especial, com autorização do médico responsável. Os riscos que esse medicamento provoca são bem maiores do que seus benefícios, aumentando assim as chances do paciente sofrer derrame e enfarte. O Brasil está na lista dos países que mais consomem a droga”, disse Fernando Tavares Simas, Coordenador de Vigilância Sanitária de São José do Rio Pardo, que é integrada à Vigilância em Saúde, sob coordenação do médico Hamilton Torres.

A requisição da notificação de receita B2 e B podem ser requeridas na Vigilância Sanitária Municipal. Mais informações pelo site www.anvisa.gov.br ou pelo telefone da Vigilância Sanitária 3608-6107.

A Lista B2 de substâncias “Psicitrópicas Anorexígenas” sujeita a notificação de receita assa a ser a seguinte:

Princípio Ativo Nomes Comerciais’’

1. Aminorex

2. Anfepramona Dualid, Hipofagin, Inibex

3. Fempreporex Desobesi-M, Lipomax AP

4. Fendimetrazina Bontril

5. Fentermina Fastin, Banobese

6. Mazindol Absten, Dasten

7. Mefenorex

8. Sibutramina Reductil, Saciette, Meridia

Sair da versão mobile