Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Vital Brazil produzirá medicamento para combate ao Mal de Alzheimer

Guia da Farmácia

O fornecimento do Rivastigmina para o Ministério da Saúde deve ser iniciado entre agosto e outubro de 2010

A partir do próximo ano o tratamento para o Alzheimer deverá ficar mais acessível à população nos polos de atendimento do governo. Isso porque o Ministério da Saúde compra a medicação de uma empresa particular e paga também pela marca. Entre 2010 e 2014, o ministério passará a receber do Instituto Vital Brazil (IVB) a produção do medicamento Rivastigmina, princípio ativo usado no tratamento da doença, o que ocasionará redução de 15% dos custos para o ministério no primeiro ano e mais 5% ao ano até 2014. De acordo com o Ministério da Saúde a economia será de R$ 94 milhões em cinco anos.

Baseado na demanda de 2008, o Vital Brazil calculou que a produção, em cinco anos, será de aproximadamente 27,5 milhões de cápsulas, além de cerca de 80 mil frascos da solução. O fornecimento para o Ministério da Saúde deve ser iniciado entre agosto e outubro do próximo ano. A produção será entregue às Secretarias Estaduais, que disponibilizarão o remédio em seus polos de atendimento para a população.

O instituto será o único laboratório oficial a produzir o medicamento para o Ministério da Saúde. Para a produção da Rivastigmina, o Vital Brazil incorporou-se à nova orientação do Governo Federal no campo da Saúde, que considera a estratégia de parcerias e de integração dos setores públicos e privados, e firmou acordo de parceria com a Laborvida, empresa vencedora de licitação pública. A produção da parte líquida da Rivastigmina será feita no próprio Vital Brazil.

Sair da versão mobile