ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

XP analisa hábitos de consumo em farmácias

Uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população em farmácias realizada, em outubro, pela XP Investimentos, com mais de mil consumidores do país, revelou que o preço é o grande fator de escolha de qual remédio levar para casa, seja entre marca e genérico, entre genéricos ou entre marcas de não prescritos. A cada quatro consumidores, três afirmam pesquisar preços antes de comprar um medicamento.

Do total de entrevistados, 36% afirmam adquirir algum produto em drogarias toda semana, 26% compram apenas uma vez por mês e 25% a cada 15 dias. Dos produtos mais comercializados, 90% buscam remédios, enquanto 40% procuram produtos de higiene e beleza e 36% suplementos alimentares, salientando o esforço dos varejistas em aumentar a participação dos não medicamentos nas vendas. Diferentemente do que acontece em outros segmentos varejistas, nas farmácias o atendimento é o principal atributo ao escolher um estabelecimento (27%), seguido pelo preço (25%) e localização (20%).

Em relação às farmácias preferidas, a Pague Menos é a marca mais bem posicionada na mente dos consumidores no Nordeste, liderando em todas os rankings referentes ao mercado competitivo e com significativa vantagem em relação aos demais players, destacando-se o quesito preço. A Panvel é a marca mais bem posicionada na avaliação dos consumidores na Região Sul, sendo a líder em todos os rankingsreferentes ao mercado competitivo. Já o varejo farmacêutico na região Sudeste apresenta alta competição, com grande equilíbrio entre os players Drogaria São Paulo, Drogasil, Araujo, Droga Raia, Pacheco e Ultrafarma.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile