Portal Fator Brasil
A depressão despontará com a doença mais frequente daqui a 20 anos, segundo previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, 10 a 25% dos pacientes que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas de depressão e precisam ser medicados. O antidepressivo Zoxipan (citalopram) chega ao mercado farmacêutico como uma opção de menor interação medicamentosa e incidência de efeitos colaterais.
Lançado pela Medley Indústria Farmacêutica, o medicamento não apresenta interação com o álcool, pelo contrário, estudos comprovaram eficácia na redução do desejo de consumi-lo. Portanto, depressivos dependentes de bebida alcoólica também podem fazer uso do antidepressivo. Além disso, possui outras indicações, como para o tratamento de transtornos do pânico e obsessivo compulsivo.
“Dos pacientes com depressão, 42% interrompem o uso da medicação no primeiro mês de tratamento, devido à falta de eficácia, efeitos colaterais, posologia complexa e alto custo de tratamento”, afirma Vladimir Pereira Alves, gerente de produtos da Medley que também destaca a indicação do Zoxipan para pessoas idosas por ser muito bem tolerado por elas.
O Zoxipan possui dose única diária e é comercializado em caixas de 15 e 30 comprimidos de 20 mg.