Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Conheça a relação da saúde bucal com a imunidade

Saúde bucal

Foto: iStock

Nosso organismo é todo interligado e isso não é novidade, mas pouco se sabe que a ausência de uma rotina eficiente e adequada de cuidados bucais influencia diretamente na saúde do restante do corpo. Queren Azevedo, consultora da GUM, explica que a primeira barreira de proteção contra a invasão de germes são as mucosas que revestem internamente o nariz e a boca.

“As bactérias, que ficam alojada sobre a superfície da cavidade bucal, por exemplo, tendem a se alastrar por meio da corrente sanguínea e podem afetar os órgãos vitais”, informa. Portanto, priorizar hábitos favoráveis à saúde bucal é uma das principais formas de prevenir a instalação de doenças.

Dessa forma, é possível evitar o crescimento de bactérias nocivas presentes na cavidade e que podem circular pelo corpo e evoluir também para uma baixa imunidade. A longo prazo, as inflamações e infecções bucais podem sobrecarregar o sistema imunológico, acelerando infecções respiratórias, alergias, alterações de peso e problemas de pele. Com isso, é bem comum que surjam sinais na boca, como aftas, estomatites, herpes, inflamações gengivais, periodontite e mau hálito.

Segundo a especialista, uma alimentação balanceada, somada a cuidados diários com o sorriso, são fundamentais para a saúde – higiene bucal regular, ingestão de vitaminas e demais nutrientes, ingestão frequente de água e dormir ao menos oito horas por noite.

Veja também: RaiaDrogasil passa a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Sair da versão mobile