Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Tireoide pode apresentar alterações em todas as fases da vida

Tireoide

Foto: Reprodução da Internet

Localizada na parte anterior do pescoço, a tireoide é responsável pela produção dos hormônios que atuam diretamente na boa função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Caso não seja cuidada, pode acarretar uma série de problemas de saúde.

A médica endocrinopediatra do Grupo Sabin, Georgette Beatriz de Paula, dá mais detalhes: “São esses mesmos hormônios que também interferem nos ciclos menstruais, alteram o peso corporal, prejudicam a concentração e a memória e podem provocar mudanças de humor, porque mexem com o controle emocional e ainda afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Segundo a especialista, se a glândula não funciona adequadamente, passa a liberar hormônios de forma alterada. Tanto o excesso como a deficiência da produção hormonal podem fazer com que o paciente aumente o volume da tireoide, o chamado bócio. Os problemas podem acontecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso.

Existem diversas formas de tratar as doenças da tireoide, que variam de acordo com a causa do problema, a gravidade dos sintomas e os níveis hormonais indicados nos exames laboratoriais. Em crianças, por exemplo, é possível fazer reposição hormonal; nos casos de hipertireoidismo, a recomendação pode ser destruir parte da glândula com iodo radioativo. É recomendado fazer acompanhamento médico.

Veja também: Teuto lança medicamento indicado para terapia anticoagulante

Sair da versão mobile