Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Anvisa aprova medicamento da Novartis para fase progressiva da Esclerose Múltipla

Novartis tem tratamento para esclerose múltipla aprovado pela Anvisa

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no fim de outubro, um novo tratamento para Esclerose Múltipla (EM), doença que atinge 15 a cada 100 mil habitantes no Brasil. Indicado a pacientes com a fase secundariamente progressiva ativa da doença (EMSPa), Kiendra (siponimode) é destinado a adultos que apresentam sinais da progressão com atividade inflamatória, evidenciada pela presença de recorrências clínicas e/ou radiológicas.

O produto, que já era aprovado e comercializado em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, pode ajudar metade dos 85% de pacientes que apresentam inicialmente a forma remitente-recorrente (EMRR) a regredir a forma EMSP em cerca de dez anos.

A aprovação foi baseada em dados do estudo fase III Expand, que compara a eficácia e a segurança de Kiendra em relação ao placebo em uma ampla gama e pacientes com EMSP.

“Estamos muito satisfeitos com a aprovação de um novo tratamento para pacientes que vivem com EMSP ativa com potencial para atrasar a progressão dessa doença debilitante”, destaca Barbara Riquena, diretora médica de Neurociências da Novartis Brasil.

Veja também: Anvisa aprova tratamento da Janssen para câncer resistente de pulmão

Sair da versão mobile