ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Ascoferj celebra o Dia Internacional do Farmacêutico

Este ano, a Ascoferj celebrou em grande estilo o Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. Durante o evento, os convidados acompanharam a premiação de farmacêuticos que estão se destacando em suas áreas de atuação, entre elas, a comunitária e a magistral.

Os vencedores levaram para casa o Troféu Ruy de Campos Marins, que recebeu esse nome em homenagem ao prático de farmácia, empresário e responsável técnico Ruy de Campos Marins, um dos fundadores da Ascoferj e ícone do setor. “Fico lisonjeado em saber que o troféu recebe o meu nome. Espero que os farmacêuticos gostem e que eu consiga, de alguma forma, inspirar suas trajetórias profissionais”, disse Ruy Marins durante discurso de agradecimento.

12019927_406532159540232_4368828923367419573_n
Ruy de Campos Marins

Os farmacêuticos premiados foram indicados por entidades do setor, entre elas, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) e Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC); e também por algumas faculdades de Farmácia.

No total, seis profissionais das áreas comunitária, industrial, magistral, hospitalar e clínica, docência e pesquisa e inovação receberam o troféu: Ricardo Lahora Soares, Jorge Luiz Coelho Mattos, José Urias Gonçalves, Márcia Gisele da Costa, Selma Rodrigues de Castilho e Ludmar Serrão. Vale destacar que Ricardo Lahora e José Urias Gonçalves, além de farmacêuticos, são empresários. Os troféus foram entregues pelas entidades que indicaram os profissionais e por diretores da Ascoferj.

O público assistiu também ao painel “A evolução do profissional farmacêutico”, do qual participaram como convidados o farmacêutico e sócio diretor do Instituto Bulla, Cadri Awad; a farmacêutica e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Carmen Iris Tolentino; e a farmacêutica bioquímica Beatriz Patriota, da Secretaria de Saúde de Curitiba, primeiro município brasileiro a contar com a farmácia clínica na atenção primária à saúde.

Painel “A evolução do profissional farmacêutico”

Beatriz Patriota, que coordenou a implantação do serviço no SUS de Curitiba, compartilhou os desafios da bem-sucedida experiência, cujo objetivo é identificar pacientes com dificuldades no uso de medicamentos e acompanhá-los, garantindo a eficácia da terapia medicamentosa. A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde para qualificar o serviço farmacêutico.

De acordo com o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, o evento teve como objetivo principal reforçar, publicamente, a visão da entidade de que o profissional farmacêutico tornou-se indispensável à farmácia. “A profissão vem passando por importantes mudanças e, cada vez mais, o farmacêutico exerce um papel fundamental na promoção da saúde”, reconheceu Marins.

Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj

No fim do evento, os convidados comemoraram com um bolo surpresa. Confira a matéria completa na edição 189 da Revista da Farmácia.

Parabéns, farmacêuticos

 

Comunicação Ascoferj

Sair da versão mobile