Este ano, a Ascoferj celebrou em grande estilo o Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. Durante o evento, os convidados acompanharam a premiação de farmacêuticos que estão se destacando em suas áreas de atuação, entre elas, a comunitária e a magistral.
Os vencedores levaram para casa o Troféu Ruy de Campos Marins, que recebeu esse nome em homenagem ao prático de farmácia, empresário e responsável técnico Ruy de Campos Marins, um dos fundadores da Ascoferj e ícone do setor. “Fico lisonjeado em saber que o troféu recebe o meu nome. Espero que os farmacêuticos gostem e que eu consiga, de alguma forma, inspirar suas trajetórias profissionais”, disse Ruy Marins durante discurso de agradecimento.

Os farmacêuticos premiados foram indicados por entidades do setor, entre elas, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) e Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC); e também por algumas faculdades de Farmácia.
No total, seis profissionais das áreas comunitária, industrial, magistral, hospitalar e clínica, docência e pesquisa e inovação receberam o troféu: Ricardo Lahora Soares, Jorge Luiz Coelho Mattos, José Urias Gonçalves, Márcia Gisele da Costa, Selma Rodrigues de Castilho e Ludmar Serrão. Vale destacar que Ricardo Lahora e José Urias Gonçalves, além de farmacêuticos, são empresários. Os troféus foram entregues pelas entidades que indicaram os profissionais e por diretores da Ascoferj.
O público assistiu também ao painel “A evolução do profissional farmacêutico”, do qual participaram como convidados o farmacêutico e sócio diretor do Instituto Bulla, Cadri Awad; a farmacêutica e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Carmen Iris Tolentino; e a farmacêutica bioquímica Beatriz Patriota, da Secretaria de Saúde de Curitiba, primeiro município brasileiro a contar com a farmácia clínica na atenção primária à saúde.

Beatriz Patriota, que coordenou a implantação do serviço no SUS de Curitiba, compartilhou os desafios da bem-sucedida experiência, cujo objetivo é identificar pacientes com dificuldades no uso de medicamentos e acompanhá-los, garantindo a eficácia da terapia medicamentosa. A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde para qualificar o serviço farmacêutico.
De acordo com o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, o evento teve como objetivo principal reforçar, publicamente, a visão da entidade de que o profissional farmacêutico tornou-se indispensável à farmácia. “A profissão vem passando por importantes mudanças e, cada vez mais, o farmacêutico exerce um papel fundamental na promoção da saúde”, reconheceu Marins.

No fim do evento, os convidados comemoraram com um bolo surpresa. Confira a matéria completa na edição 189 da Revista da Farmácia.

Comunicação Ascoferj
Uma resposta
Parabéns a Ascoferj pela iniciativa em prestigiar em forma de troféu esses nossos amigos que tem se destacado na vida profissional. Sucesso à todos e mais uma vez parabéns Dr Luis Carlos Marins.