O programa É De Farmácia do dia 22 de outubro marcou os 35 anos da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj). Para celebrar a data, o convidado foi o presidente da associação, Luis Carlos Marins, que fez um balanço sobre as conquistas e os desafios até aqui.
Contribuição ao varejo farmacêutico
Marins afirma que, ao longo de todos esses anos, a Ascoferj esteve presente em grandes momentos do varejo farmacêutico do Rio de Janeiro, mas que ainda tem muito a contribuir. “Apesar de ser uma instituição estadual, tem um reconhecimento nacional. Buscamos orientar e representar o setor, principalmente nas áreas que sabemos ser de maior vulnerabilidade do segmento”, diz.
Principais conquistas ao longo dos 35 anos
A associação realiza um trabalho muito consistente de levar conhecimento ao setor farmacêutico, além de participar de grandes conquistas, como, por exemplo, ser o primeiro estado a comercializar produtos de conveniência em 1997, antes da Lei de 2002.
“Foi pioneira também quando houve a proibição da venda de MIPs fora do atendimento do balcão, participando da legislação para que esse serviço fosse regularizado. Nós sempre fazemos o monitoramento de tudo que acontece no Parlamento, juntamente aos órgãos executivos”, conta Marins.
Ele explica que atualmente existem cerca de 30 projetos de lei tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), voltados ao setor, e que, por isso, a Ascoferj faz proposições e acompanha tudo de perto, inclusive na Câmara dos Deputados e no Senado.
Figuras importantes na história da Ascoferj
O presidente relembra pessoas importantes, que fazem parte da história da associação. Uma delas é o sr. Ruy Marins, fundador da Ascoferj, e o vice-presidente, Ricardo Valdetaro, que também esteve na fundação e ocupa o cargo até hoje. “Nós tivemos sempre uma liderança muito boa, muito positiva, o que fez com que nunca nos acomodássemos”, diz.
Importância da credibilidade da associação
Marins conta que a reputação da Ascoferj foi construída ao longo dos 35 anos de história, mas que ainda falta muito para chegar aonde desejam. “O Estado do Rio de Janeiro tem 7.500 farmácias e apenas 20% delas são associadas à Ascoferj. É um trabalho de convencimento, mostrando a importância de se ter uma representatividade no setor. É impossível para o empresário acompanhar todas as normas dos órgãos reguladores, e nós podemos fazer isso por ele”.
Benefícios da Ascoferj para os associados
A associação apresenta uma cartela grande de benefícios, como o Departamento Jurídico que, além de ser consultivo, realiza ações presenciais nos 92 municípios do Estado; o Departamento Regulatório, que orienta sobre as normas dos órgãos sanitários; a capacitação dos profissionais, por meio dos cursos; e os veículos de comunicação, que têm abordagem nacional e internacional por meio da revista eletrônica Revista da Farmácia.
Projetos para o futuro
“Hoje estamos investindo, cada vez mais, na educação remota dos nossos associados. Lançamos uma consultoria online de gestão de negócios e recentemente a Central de Negócios Ascoferj, voltada para as farmácias independentes”.
A Central auxiliará as mais de 5 mil farmácias independentes do Estado do Rio de Janeiro que não participam de nenhum grupo econômico, franquia, associativismo ou licenciamento, trazendo métricas para acompanhamento da gestão e a possibilidade da compra compartilhada. “O Rio tem o segundo maior faturamento do Brasil, chegando a R$ 9 bilhões. Desses, R$ 3 bilhões são de farmácias independentes. É um número significativo que precisa ser considerado”, comenta Marins.
Veja também: Central de Negócios Ascoferj nasce focada na farmácia independente
Fonte: Revista da Farmácia