ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Ascoferj participa de evento ‘A Retomada do Varejo’

Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, discursa ao lado de Luis Marins, presidente da Ascoferj, e de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (Foto: Viviane Massi)

A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) participou ontem (14/12) do evento ‘A Retomada do Varejo’, promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

Realizado no Copacabana Palace, foi conduzido pelo presidente da Associação, Fábio Queiroz, e contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, do governador em exercício Cláudio Castro, do presidente da ALERJ, André Ceciliano, e de representantes de diversos setores da economia.

Ações ASSERJ

Entre outros assuntos, Fábio Queiroz relembrou os grandes desafios dos supermercados durante a pandemia: a lotação das lojas e o risco de desabastecimento gerado pelo medo de as pessoas ficarem sem alimentos, a proliferação do vírus e os saques.

Fábio Queiroz e membros da diretoria da Ascoferj: Luis Marins (presidente), Ricardo Valdetaro (vice-presidente) e Ricardo Barros (relações públicas) / Foto: Viviane Massi

Segundo ele, por esse motivo e para tranquilizar a população, a ASSERJ utilizou a estratégia de ir à imprensa avisar que não faltariam produtos e que todos poderiam comprar com tranquilidade, já que foi feito um movimento junto às distribuidoras e indústrias que garantisse o abastecimento. A ação deu certo e o medo que as pessoas sentiam diminuiu consideravelmente, o que contribuiu para a redução da aglomeração.

Setor de farmácia

Para falar sobre o desempenho do setor de farmácia durante a pandemia da Covid-19 e o planejamento para o ano de 2021, foi convidado o presidente da Ascoferj, Luis Marins. Ele ressaltou a importância dos profissionais de saúde no combate à doença, incluindo os farmacêuticos, e das farmácias como unidades de saúde.

“Durante esse período, em parceria com o governo, fizemos campanhas de vacinação para a gripe e o sarampo, e estamos prontos para fazer novas parcerias e dar continuidade a esse trabalho com a Covid-19. A farmácia é um estabelecimento de saúde, e são mais de sete mil unidades no estado do Rio de Janeiro”, destacou Marins.

Diretoria da Ascoferj (Foto: Viviane Massi)

O presidente da Ascoferj comentou ainda que houve um risco de desabastecimento de medicamentos pelo fato de grande parte das matérias-primas virem de países como China e Índia, mas que o setor farmacêutico conseguiu manter a cadeia funcionando e sem faltas à população.

Fábio Queiroz lembrou ainda que os dois setores – mercados e farmácias – sofreram com o medo em relação à pandemia e que, por isso, precisaram se manter fortes, unidos e motivando colaboradores da linha de frente. “Temos a honra de estar com a população no início e no final da pandemia. Participamos da doença e vamos participar da vacinação”, disse ele com a Ascoferj ao lado.

Veja também: Última palestra do ano da Ascoferj tem como tema Manual de Boas Práticas e POPs

Sair da versão mobile