A biofarmacêutica Biomm, em acordo de distribuição exclusiva com a companhia farmacêutica italiana Chemi SpA, recebeu aprovação da Anvisa na última semana para comercializar o biossimilar Ghemaxan (Enoxaparina Sódica). A empresa aguarda a precificação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para que o produto possa ser distribuído no Brasil.
O Ghemaxan é um anticoagulante indicado para profilaxia e tratamento da trombose venosa profunda e embolia pulmonar, da angina instável (dor recorrente no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco) e em casos de infarto agudo do miocárdio.
Atualmente, também faz parte do protocolo de tratamento de coágulos associados à Covid-19, justamente por ajudar no combate dos distúrbios de coagulação que afetam os vasos das pernas e dos pulmões. O uso é indicado por sociedades médicas de vários países – no Brasil, tem o aval da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e outras entidades.
“A Enoxaparina Sódica já é amplamente utilizada no País para o tratamento regular, comprovadamente seguro e eficaz, de problemas circulatórios e cardiovasculares. Com os efeitos da pandemia e a maior demanda pela medicação, que tem mostrado resultados favoráveis em pacientes com Covid-19, a aprovação do Ghemaxan representa um grande passo na ampliação de acesso à droga”, revela Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.
O diretor executivo da Chemi SpA, dr. Dario Giusti, fala sobre a parceria: “Estamos muito satisfeitos com a celebração dessa parceria com a Biomm. Acreditamos que as duas podem criar forte sinergia para ajudar todas as pessoas que precisam da medicação considerando o período crítico que o Brasil passa atualmente. A Enoxaparina é um medicamento seguro, comercializado em muitas partes do mundo e especialmente nos Estados Unidos desde 2014”.
Veja também: Pague Menos passa a oferecer dois novos tipos de testes para detecção da Covid-19
Fonte: Revista da Farmácia