O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará um rastreamento do diabetes no Brasil com a ajuda de farmacêuticos que trabalham em farmácias comunitárias. O estudo começa dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, e será concluído no dia 30. A expectativa é que mais de 400 estabelecimentos, em todo o território nacional, participem da iniciativa.
A meta do CFF é atingir uma amostra de, pelo menos, 11.750 pessoas de ambos os sexos com idade entre 20 e 79 anos. Todos os participantes da pesquisa serão submetidos ao teste gratuito de glicemia capilar e terão sua circunferência abdominal, seu peso e sua altura medidos, além de responder ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). Os casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica e tratamento, quando necessário.
O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembra que, desde 2014, com aprovação da Lei nº 13.021/14, as farmácias se tornaram unidades de assistência à saúde, incorporando uma série de serviços e procedimentos. Por isso, são aliadas estratégicas no rastreamento de casos suspeitos de diabetes e no encaminhamento destes aos serviços de saúde, para diagnóstico e tratamento, quando necessário. “Os farmacêuticos também podem atuar no suporte para o uso correto e seguro dos medicamentos, melhorando as condições de saúde de quem tem diabetes”.
Fonte: CFF