Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 24 de outubro de 2018.

CFF vai rastrear o diabetes no Brasil

COMPARTILHE:

Foto: Humberto Teski

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará um rastreamento do diabetes no Brasil com a ajuda de farmacêuticos que trabalham em farmácias comunitárias. O estudo começa dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, e será concluído no dia 30. A expectativa é que mais de 400 estabelecimentos, em todo o território nacional, participem da iniciativa.

A meta do CFF é atingir uma amostra de, pelo menos, 11.750 pessoas de ambos os sexos com idade entre 20 e 79 anos. Todos os participantes da pesquisa serão submetidos ao teste gratuito de glicemia capilar e terão sua circunferência abdominal, seu peso e sua altura medidos, além de responder ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). Os casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica e tratamento, quando necessário.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembra que, desde 2014, com aprovação da Lei nº 13.021/14, as farmácias se tornaram unidades de assistência à saúde, incorporando uma série de serviços e procedimentos. Por isso, são aliadas estratégicas no rastreamento de casos suspeitos de diabetes e no encaminhamento destes aos serviços de saúde, para diagnóstico e tratamento, quando necessário. “Os farmacêuticos também podem atuar no suporte para o uso correto e seguro dos medicamentos, melhorando as condições de saúde de quem tem diabetes”.

Fonte: CFF


VER MAIS SOBRE: CFF / Diabetes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Ascoferj

INFORMA

Olá, Associado Ascoferj! Dê um play ▶️ e veja o CONVITE que o Bernardinho do voleibol tem para você! 😉

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.