Inicialmente é importante alinhar o treinamento motivacional com o planejamento estratégico da farmácia. Ele deve ser condizente com a identidade empresarial, com as atitudes e com o posicionamento – como a farmácia é percebida – perante os colaboradores.
Fundamental também é considerar o treinamento como uma das ações de endomarketing, que são estratégias para gerar maior participação dos colaboradores em mudanças mensuráveis, estimulando a comunicação interna, o estímulo ao autodesenvolvimento e as contribuições individuais e em equipe.
Veja o passo a passo que preparei para você.
Passo 1: Levantamento das necessidades e do objetivo do treinamento
Nesse momento inicial, realizamos o levantamento de necessidades, que é o processo que identifica as dificuldades que estão gerando a desmotivação, os pontos a serem desenvolvidos e as oportunidades de crescimento em trabalhar com uma equipe mais motivada e comprometida com os objetivos da farmácia. Pode ser realizado por meio de pesquisa de clima organizacional e reuniões com os líderes, para identificar as reais necessidades de desenvolvimento da equipe.
Um dos objetivos desse modelo de treinamento motivacional é melhorar o relacionamento da equipe, contribuindo para reforçar as ações de motivação que possibilitem o melhor desempenho na execução das atividades em que todos os colaboradores estejam comprometidos em seus processos de autodesenvolvimento e prosperidade da farmácia ou rede.
Passo 2: Desenvolvimento do conteúdo do treinamento
O conteúdo a ser desenvolvido deve estar alinhado com o objetivo do aprendizado, e a primeira fase é definir os temas e a duração. Em seguida, esse material deve ser estruturado para projeções em sala de aula e em manuais ou resumos dos tópicos, para ser entregue aos colaboradores. A metodologia deve ser participativa, com atividades lúdicas como jogos, gincanas e dinâmicas de grupo, para que haja interação do conteúdo com a vivência prática do dia a dia.
Passo 3: Planejamento do treinamento
Na fase do planejamento, deve ser feita a escolha do local de acordo com a quantidade de participantes, iluminação, providenciar os recursos audiovisuais, logística de deslocamento da equipe e, conforme o horário, definir se será servido café da manhã ou coffee break no intervalo. Os colaboradores devem ser informados com antecedência, para programar sua rotina de trabalho. O convite para o treinamento deve gerar entusiasmo e interesse em participar.
Passo 4: Realização do treinamento
A recepção dos colaboradores deve ser acolhedora, orientando inicialmente sobre a programação a ser realizada. Também é válido que um representante da direção da empresa faça a abertura do treinamento. Além da aula expositiva, a metodologia participativa deve estimular a interação entre os participantes e a troca de experiência. E, por se tratar de um treinamento motivacional, também pode ser inserido, ao final, um sorteio de brindes ou premiações relacionadas às dinâmicas de grupo.
Passo 5: Avaliação do treinamento
Como o objetivo desse treinamento motivacional é contribuir com os fatores motivacionais dos participantes, é necessário validar a eficácia e o alcance dos objetivos propostos, relacionados às expectativas da equipe. O feedback durante o treinamento e também ao final dele irá validar e estimular o processo de melhoria contínua nos próximos treinamentos. É fundamental que os colaboradores percebam a importância e o propósito na realização desse treinamento não só para a farmácia, mas principalmente para sua motivação pessoal em fazer parte da empresa.
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Fonte: Revista da Farmácia