Pular para o conteúdo
.

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 31 de julho de 2019.

Cuidado farmacêutico no Dia Nacional da Saúde (5 de agosto)

COMPARTILHE:

Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto Foto: shutterstock

Entre o final do século XIX e início do século XX, o país viveu tempos difíceis com doenças como varíola, cólera e febre amarela. O aumento dos estudos sobre os diferentes aspectos das doenças determinou a incorporação de estratégias que culminaram na erradicação de várias epidemias. O sucesso se deve ao trabalho de vários sanitaristas, como o médico Oswaldo Cruz, que foi consagrado como um dos principais responsáveis pela erradicação dessas doenças e, em sua homenagem, a data do seu nascimento – 5 de agosto de 1872 – foi escolhida para comemorar o Dia Nacional Da Saúde.

Criação do Dia Nacional da Saúde

Por intermédio do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967, o Ministério da Saúde e da Educação e Cultura instituíram, no calendário oficial, o Dia Nacional da Saúde, com a intenção de conscientizar a população acerca das diversas questões relacionadas à saúde. Assim, a cada ano é escolhido um tema para refletir e conscientizar a população sobre a prevenção de doenças e a importância do cuidado, das orientações e da educação em saúde.

A data também é dedicada à comemoração do Dia Nacional da Farmácia, fortalecendo um bom momento para atrair os clientes da farmácia e convidá-los a conhecer os serviços que o farmacêutico e toda a equipe da farmácia podem desenvolver para cuidar melhor das pessoas. Independentemente do tema, sempre é possível associar a educação como fonte de inspiração para mudanças de hábitos ou revisar a terapia medicamentosa para que fique mais adequada à rotina de cada paciente.

Leia também: Assistência farmacêutica cresce cada vez mais no Brasil

Cuidado personalizado: como fazer?

Para direcionar o cuidado personalizado, será necessário primeiramente que o farmacêutico conheça o seu paciente, identifique possíveis problemas relacionados aos medicamentos ou fatores de risco para determinada doença e proponha uma intervenção de acordo com as necessidades de cada um. Estabelecer metas e objetivos tangíveis é algo primordial para o sucesso dos serviços ofertados, bem como alinhar os propósitos do cuidado farmacêutico com a resolutividade do problema identificado na farmacoterapia do paciente.

Comemorar o Dia da Farmácia disponibilizando cuidados pode ser um grande diferencial para a empresa e agregar valor à saúde da população: orientação sobre o uso correto de medicamentos, dicas de lugares adequados para armazenar os medicamentos, verificação da pressão arterial, verificação da glicemia, avaliação do tipo de pele com sugestões de cuidados e proteção e tudo o mais que remeta ao cuidado com a saúde.

Portanto, planeje antecipadamente, convide os clientes! Faça um checklist com os detalhes dos itens que devem ser providenciados para o evento; elabore uma lista para registrar a presença das pessoas e a declaração de serviços prestados em duas vias; construa um questionário de perguntas sobre a importância do serviço prestado e sugestões para os próximos eventos. Dessa forma, farmacêutico e colaboradores da farmácia contribuirão para refletir sobre o Dia da Saúde e aprimorar as próximas ações pelo Dia Nacional da Farmácia.

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Cuidado Farmacêutico / Dia Nacional da Farmácia / Dia Nacional da Saúde


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *