Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Assistência farmacêutica cresce cada vez mais no Brasil

Assistência farmacêutica se torna prioridade nos atendimentos no Brasil
Foto: Divulgação

Ao participar do programa É De Farmácia do dia 18 de junho, o coordenador farmacêutico da rede A Nossa Drogaria, Maurício Matos, falou sobre o crescimento contínuo do serviço de assistência farmacêutica no Brasil e sobre a experiência da rede.

Atualmente, a rede A Nossa Drogaria, de Duque de Caxias, conta com 34 lojas, das quais 27 possuem salas farmacêuticas. Além disso, foi a primeira rede da Abrafarma a conseguir autorização oficial dos órgãos sanitários para oferecer o próprio serviço de vacinação. “Quando saiu a Lei Federal 13.021/14, o artigo 7º dizia que as farmácias e drogarias poderiam dispor de serviços de vacinação. Isso plantou uma semente dentro dos nossos corações e, em maio de 2016, inauguramos a primeira sala”, lembra ele.

De lá para cá, foram realizados mais de 120 mil atendimentos farmacêuticos. E a expectativa é que, em 2019, esse número chegue a 100 mil.

O coordenador farmacêutico conta ainda que os serviços oferecidos nas salas são cobrados, mas que cada um deles tem um valor diferenciado. “Por mês, são 6 ou 7 mil atendimentos, e 70% desses pacientes retornam à farmácia para continuar com o serviço mesmo tendo que pagar por eles.”

Assistência farmacêutica e a promoção da saúde

Os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais acessíveis à população, mas ainda assim precisam de incentivo para cumprirem o papel de promover a saúde.

Na rede, são oferecidos serviços personalizados, com ferramentas de apoio e sistema de gestão do atendimento farmacêutico. “Dessa forma, é possível realizar o monitoramento das patologias, por exemplo”, explica.

Como coordenador farmacêutico, o trabalho de Maurício é gerir e supervisionar os demais farmacêuticos no dia a dia. “Eu acompanho indicadores e resultados dos serviços oferecidos nas salas. E preciso apresentá-los aos diretores e à equipe”, compartilha ele.

Assista à entrevista completa aqui.

Veja também: Ascoferj ganha ação em favor das farmácias de Nova Iguaçu

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.