Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj ganha ação em favor das farmácias de Nova Iguaçu

Departamento jurídico da associação teve vitória importante em Nova Iguaçu.
Associado de Nova Iguaçu é beneficiado em ação em nível Federal
Foto: Divulgação

No último dia 10 de julho, saiu a decisão favorável da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro sobre o pedido de liminar feito pelo Departamento Jurídico da Ascoferj contra a Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu.

O objetivo era desobrigar as farmácias associadas da instituição a apresentarem a Certidão de Regularidade Técnica (CRT) do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) como documento obrigatório para concessão de licença sanitária ou de sua revalidação anual.

Caminho da decisão

Em primeira instância, a juíza negou o pedido da liminar. Entretanto, o Departamento Jurídico ingressou com o recurso de Agravo de Instrumento e, por unanimidade, foi dado provimento à iniciativa da Ascoferj.

A justificativa para a decisão foi que a Lei Federal nº 5.991/73 não prevê a necessidade de apresentação da Certidão de Regularidade expedida pelo CRF/RJ no ato do licenciamento sanitário. Logo, a Visa de Nova Iguaçu não pode fazer essa exigência às farmácias.

Legislação não obriga a entrega do documento

O advogado representante da Ascoferj, Gustavo Semblano, explica que a imposição do documento varia de uma Vigilância Sanitária para outra. Entretanto, pelo fato de a Lei indicada acima estar em vigor e não citar tal obrigatoriedade, não existe justificativa para esse pedido.

Por isso, a Ascoferj está entrando com a liminar em diversos municípios do Rio de Janeiro. “Já solicitamos em Campos dos Goytacazes, Niterói, Duque de Caxias, São João de Meriti e São Gonçalo. Queremos que nossos associados tenham seus direitos garantidos em primeiro lugar”, explica Semblano.

Veja também: Conheça detalhes do Programa Desenvolvimento Farma da Ascoferj

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.