Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Consulta pública discute regra para vacinação em farmácias

A notícia que circulou nas redes sociais, semana passada, afirmando que o Ministério da Saúde aprovou a vacinação em farmácias e drogarias é falsa. A informação correta é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Consulta Pública para colocar em discussão as regras para o funcionamento dos serviços de vacinação nos estabelecimentos farmacêuticos.

O principal motivo da Consulta Pública é a possibilidade de adequar as normas atuais para que as farmácias também apliquem vacinas com o mesmo controle e segurança que já é adotado nos serviços tradicionais de vacinação.

A Consulta Pública nº 328/17 dispõe sobre a proposta de resolução acerca dos requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação no Brasil. O prazo para o envio dos comentários teve início no dia 1º de maio e vai até o dia 31.

As vacinas são medicamentos específicos que necessitam de condições especiais de conservação e da aplicação por um profissional habilitado para este trabalho. As farmácias e drogarias que pretendem fazer vacinação deverão ter uma infraestrutura específica que inclui a sala de imunização com equipamento de refrigeração exclusivo para vacina e recipiente para o descarte de materiais perfurocortantes, entre outros.

Fonte: Anvisa

 

 

 

Sair da versão mobile