De olho nessa situação, os profissionais que trabalham com vendas no varejo farmacêutico devem aproveitar as chances para fazer do risco uma oportunidade, mas, para isso, é fundamental ter cautela e buscar estratégias para driblar os efeitos da crise. E, nesse momento, a criatividade, o jogo de cintura e o otimismo são mais que bem-vindos.
O master coach Senior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, acredita que o período é um convite para ousar e fazer diferente. “Quem se adapta às mudanças consegue melhores resultados. E a crise é sempre um desafio. O momento é oportuno para investir no próprio desenvolvimento de maneira contínua”, afirma.
Confira 11 dicas do coach para quem trabalha no varejo farmacêutico obter excelentes resultados no trabalho:
1 – Esteja disponível para atender ao cliente: sorriso no rosto e olho no olho são dicas essenciais.
2 – Entenda a necessidade do cliente: faça perguntas, compreenda o que ele deseja e tenha sensibilidade para ajudá-lo a encontrar a melhor solução de acordo com suas condições, já que, na crise, todos querem economizar.
3 – Visão sistêmica: entenda o processo de funcionamento da farmácia como um todo, assim como a função dos colegas e todos os processos que envolvem o funcionamento da empresa.
4 – Seja proativo: esteja sempre atento aos clientes que circulam pela loja e aos colegas, eles podem precisar de ajuda. Nesses casos, seja prestativo.
5 – Conheça os produtos: saiba quais os produtos a farmácia tem nas prateleiras e para o que eles servem.
6 – Observe: dê sugestões de melhorias na loja, sejam ligadas à exposição de produtos ou promoções.
7 – Engaje-se: pergunte se o cliente precisa de mais algum produto. Dê sugestões, como sabonetes, tinturas para cabelo, protetor solar, algodão. Nessa hora, o consumidor pode se lembrar de algo que precisa.
8 – Disponha-se: coloque-se à disposição para uma posterior necessidade do cliente.
9 – Dedique-se: busque conhecimento, informações, converse com o farmacêutico e demonstre interesse em aprender sempre mais.
10 – Trabalhe com metas: estipule uma meta mensal e trace um objetivo. Depois fracione as metas entre as semanas e dias que você trabalhará. Estipulando metas menores é possível trabalhar de maneira mais tranquila, pois cria uma percepção de algo alcançável.
11 – Tenha propósitos: saiba aonde quer chegar, mesmo que o futuro não seja nesse ramo. Tenha comprometimento com sua função e com o propósito de vida.
Fonte: José Roberto Marques, master Coach Senior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)