Desde o início do isolamento social em março, muitas foram as mudanças na forma de as empresas realizarem suas atividades e oferecerem os serviços aos clientes. Não foi diferente para as farmácias de manipulação, que precisaram se reinventar para continuar funcionando.
Queda nas vendas
Muitas delas estão utilizando a tecnologia para administrar a crise. É o caso da Officilab, uma das maiores farmácias de manipulação do Rio de Janeiro. O farmacêutico e proprietário, Sérgio Giro, dá mais detalhes: “A procura tem sido menor do que seria em tempos normais. Os clientes compram somente o necessário e, como grande parte deles o faz por meio do digital, não há muita interação. Em abril, por exemplo, tivemos queda acentuada nas vendas”.
Lúcia Hahn, farmacêutica e diretora administrativa da Farmácia Quintessência, também conta que as vendas estão sendo impactadas pelo coronavírus: “No primeiro mês de isolamento social, em março, não houve queda, mas nos demais meses sim. Estamos fazendo vendas online também”.
Uso das redes sociais
Lúcia revela que estão usando ainda mais as redes sociais para divulgar os produtos: “Fizemos algumas ações oferecendo produtos como vitaminas, própolis, álcool em gel e líquido, entre outros, e percebemos que a procura por esses produtos tem aumentado em função dessa divulgação”, analisa ela.
A Officilab também está investindo na divulgação em redes sociais, mas não apenas de produtos – lives com profissionais de diversas especialidades e dicas para uma vida mais saudável ganharam ainda mais espaço e ajudam a marcar a presença da farmácia no ambiente online.
Sérgio Giro conta sobre mais uma ação da rede na internet: “Nós estamos incentivando os funcionários para que eles vendam os produtos de revenda fora da farmácia por meio das suas redes sociais”, acrescenta ele.
Visitação médica online
O proprietário da Officilab conta que foi necessário reduzir o horário de funcionamento em uma hora na maioria das lojas, enquanto outras funcionam com horário restrito e uma está fechada: “Estamos revendo o planejamento de maio e junho para depois replanejarmos o segundo semestre. Por isso, também preparamos algumas ações para nos reinventar e continuar o trabalho, como a visitação médica online”.
Antes feita presencialmente, essa “visita” acontece por vídeo e tem como objetivo apresentar e informar os médicos sobre a qualidade dos produtos da farmácia, novos medicamentos e fórmulas e as atividades que realizam. Assim, é possível atualizar os profissionais e ajudar a garantir a qualidade das futuras consultas.
Conscientização sobre a pandemia
A Quintessência também precisou alterar o horário de funcionamento por conta da pandemia, além de adotar diversas medidas de segurança: “Fizemos um treinamento intensivo de conscientização com os funcionários sobre cuidados preventivos de higiene e comportamentos em geral. Redobramos também os cuidados internamente”, conta a diretora da Quintessência.
Segundo Giro, foram transmitidas instruções a todos os colaboradores da Officilab sobre as medidas de segurança necessárias para se proteger do vírus: “Foram distribuídas máscaras a todos, e os instruímos a trocá-las a cada duas horas. Os balcões de atendimento têm álcool em gel e os operadores de caixa devem usar luvas. Caixas e máquinas de cartão de crédito devem ser limpos a cada atendimento. Além disso, colocamos marcações para que os clientes mantenham um metro de distância entre eles e a equipe”, finaliza Giro.
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