Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Farmácias do Rio de Janeiro já utilizam PIX

Pix

Foto: Divulgaçãp

A recente implantação do Pix, novo sistema de pagamento eletrônico utilizado no Brasil, trouxe, a princípio, uma certa inquietação à sociedade e ao varejo. Contudo, com o passar dos dias, cada vez mais empresas registram chaves em instituições financeiras para receber pagamentos de seus clientes. Até o dia 15 de dezembro, mais de 5 milhões de empresas já haviam cadastrados suas chaves para operar com o Pix.

Nova modalidade de recebimento no varejo

Aos poucos, o varejo farmacêutico vem aderindo ao Pix, como  são os casos da da Farmácia do Leme e da Drogaria Búzios, que começaram a utilizar o Pix há cerca de um mês. Até agora, foram poucos os pagamentos recebidos por meio do sistema, mas a expectativa é que a utilização do Pix cresça a cada dia.

Victor Pádua, proprietário da Drogaria Búzios, acredita que as pessoas ainda estão se acostumando com a nova modalidade de pagamento: “Estamos em um período de adaptação ao Pix, conhecendo suas particularidades. Acredito que quando todos estiverem mais acostumados, a aderência será gigante”.

Benefícios do PIX

O período de adequação está acontecendo durante a pandemia da Covid-19, o que, segundo Ricardo Valdetaro, farmacêutico e proprietário da Farmácia do Leme, tem ajudado nas primeiras vendas: “Temos clientes que têm medo de se contaminar com a doença ao digitar a senha na maquininha de cartão, tanto na loja quanto no delivery. Para esse público, o Pix tem sido uma boa opção”.

Outra facilidade do sistema é a possibilidade de um cliente efetuar o pagamento de um local e a encomenda ser entregue em outro. “Aqui em Búzios temos muitos casos de mães e filhos que estão na cidade e um deles acaba passando mal. Aí o pai, que está trabalhando em outro lugar, efetua o pagamento, e enviamos o medicamento para a família”, exemplifica Victor.

Como funciona

Na Drogaria Búzios, o Pix está integrado ao sistema de checkout, o que permite a verificação do recebimento no momento da compra. Já na Farmácia do Leme, essa comprovação é feita por meio do envio do comprovante por WhatsApp ou e-mail.

O Pix tem taxa zero para as empresas nas operações de recebimento dos clientes, mas elas serão taxadas quando precisarem efetuar algum pagamento. Vale lembrar que o Pix é gratuito para pagamentos e recebimentos no caso de pessoa física.

Veja também: Ascoferj participa de evento ‘A Retomada do Varejo’

Sair da versão mobile